Se você não sabe diferenciar uma estria com celulite (até pouco tempo atrás nem eu sabia), as estrias são linhas parecidas com cicatrizes que quando surgem são vermelhinhas e, mais tarde, se tornam brancas. O que ocorre é que as fibras elásticas da pele se rompem. Elas costumam aparecer na adolescência, que é a época em que a nossa pele estica muito porque mudamos frequentemente de peso e também porque crescemos.
Os locais mais atingidos pelas temidas estrias são o abdome, os seios (principalmente quando eles se desenvolvem muito rápido), as nádegas, os quadris e as coxas. Nos joelhos e cotovelos também aparecem as estrias geralmente entre os 9 e 13 anos.
São muitas as causas das estrias sendo as mais comuns a carga genética (se sua família tem é provável que você tenha ou venha a ter também), os hormônios e a variação de peso. Mas o excesso de exercício físico, como a musculação, e o uso de medicamentos à base de cortisona também podem provocar o aparecimento das indesejáveis "fissuras".
Segundo a dermatologista Silvia Kaminsky, os tratamentos das estrias mais usados são cremes à base de ácido retinóico e ácido glicólico, peelings químicos, laser e mesoterapia para tratar estrias recentes. As brancas, que são mais antigas, têm um tratamento mais difícil.
A dra. Silvia aconselha que o melhor a fazer é ir ao dermatologista antes que suas estrias fiquem brancas. Não há idade para começar a tratar as estrias. E ela ainda alerta: " Não faça tratamento sem acompanhamento médico" para que você não acabe usando o método ineficaz para o seu caso.
Existem alguns mitos sobre possíveis causas de estrias -- como usar salto alto e tomar banhos quentes – mas eles não são verdadeiros. O sol também não melhora nem piora as estrias.
O que mais previne o aparecimento das estrias é beber muita água (já que ela hidrata internamente seu corpo), manter o peso, ter uma alimentação saudável e fazer exercícios (na medida para o seu tipo físico). Além de, como lembra o dr. Alexandre, sempre manter sua pele hidratada com um creme receitado por seu médico.
Celulite
Mas afinal, o que é celulite? Celulite como o próprio nome sugere, é uma inflamação da célula. A celulite ocorre a nível das células do tecido subcutâneo, onde a microcirculação dos capilares (pequenos e finos vasos) no tecido adiposo encontra-se deficiente. Traduzindo: são irregularidades na pele aparentes, apresentando o aspecto "casca de laranja".
Coxa, costas, bumbum, barriga, interior dos joelhos e braços. De acordo com a idade, são estes os pontos onde as celulites mais atacam as mulheres.
Caseiros:
Consuma pouco sal Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Controle o peso Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
Hidrate-se em abundância Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.
Opte pelo natural Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.
Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e consequentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos. Consuma potássio Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas. Escolha as formas de cozimento mais saudáveis Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evita fritá-los.
Tratamentos em clinicas:
Drenagem linfática: indicada, seja qual for a intensidade do problema. Trata-se de uma massagem suave, que facilita o escoamento da linfa, melhorando a circulação sangüínea e eliminando as toxinas. Pode ser feita com as mãos ou com a ajuda de aparelhos, mas sempre por um profissional treinado e que conheça a anatomia linfática.
Endermologia: é um tipo de massagem mecânica realizada através de um aparelho que produz um vácuo suave, que puxa e solta a pele, acompanhado de movimentos que seguem a circulação linfática. Estimula a dissolução dos nódulos e a eliminação da gordura, melhorando muito o processo de celulite.
Indermoterapia: é uma técnica de drenagem linfática com sucção, feita através de ventosas e roletes que exercem compressão sobre os tecidos celulíticos, para que seu aspecto característico seja atenuado. Diminui a extensão da região afetada e melhora apele como um todo.
Intrademoterapia: neste tratamento é ministrado via oral ou injetada na região afetada uma medicação lipolítica. Para sucesso desta técnica, a gordura excedente tem que ser eliminada a través de exercícios e coma ajuda de uma reeducação alimentar. Caso contrário, a gordura volta para o local de onde saiu e pode até aumentar. A intradermoterapia deve ser combinada com outras técnicas, como a drenagem linfática manual ou pr sucção, para um melhor resultado, pois o método isolado não é capaz de resolver o problema da celulite.
Eletrolipoforese: agulhas finas, semelhantes às usadas na acupuntura, ligadas a um aparelho especial que funciona com eletricidade são introduzidas na pele. Elas transmitem impulsos elétricos que melhoram a microcirculação.
Sub incision: pequena intervenção cirúrgica, recomendada para as depressões provocadas pela celulite mais avançada. Pode ser realizada isoladamente para as depressões mais recentes e rasas, ou associada a uma lipoescultura, no caso das mais antigas. A sub incision simples é feita no consultório, com anestesia local, e a paciente volta para casa logo depois do procedimento. O médico usa uma agulha fina e cortante para romper as fibras enrijecidas, que repuxam a pele em algumas áreas e formam os furinhos. Não precisa de pontos nem deixa cicatriz. O processo é rápido, levando em média 2 minutos para corrigir cada depressão.
Iontoforese: esta técnica consiste na introdução de medicamentos na pele, através de corrente galvânica. Placas específicas são aplicadas na área afetada, ajustadas com bandas elásticas. Sua intensidade varia de 5 a 15 MA, num tempo máximo de 30 minutos. Na metade da seção, inverte-se a polaridade do aparelho. As substâncias utilizadas durante o procedimento são soluções que estimulam a despolimerização dos mucopolissacarídeos do tecido conjuntivo. Ultra-som: aparelho que emite ondas de baixa freqüência numa profundidade de 3 a 4 cm, agitando as moléculas de água da região, que se colidem com as células adiposas, promovendo a eliminação de gordura e toxinas. Esta técnica não é eficiente para casos críticos de celulite e nem apresenta bons resultados se usada isoladamente
0 comentários:
Postar um comentário