quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A importância da higiene intima na mulher...



Muito se fala a respeito da higiene íntima da mulher, de que maneira ela deve ser feita, quais produtos adequados para uma higienização correta. Porém, a rotina conturbada de milhares de mulheres corrobora para o descuido da própria saúde, principalmente quando se trata da saúde intima.

Para o Dr. Eliano Pellini, ginecologista e obstetra, coordenador do setor de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de São Bernardo do Campo,
a vida da mulher moderna trouxe inúmeras vantagens, conquistas, porém, nesta bagagem vieram mudanças de hábitos que modificaram até o próprio o mecanismo de defesa natural da mulher.

“Teoricamente, no passado, a mulher tinha uma maior exposição, usava saias, vestidos e, com isso, havia uma ventilação maior na região da vagina, mantendo a acidez e proteção natural. Hoje, a mulher contemporânea trabalha durante 8 horas, sentada na frente de um computador, usa com freqüência calça jeans, o que diminui a ventilação, além de usar protetor diário de calcinha, que ajuda a abafar o local, tem também o hábito de fazer depilação, muitas vezes agressiva. Esse conjunto de ações provoca o desequilíbrio da proteção natural da vagina, o que colabora com o surgimento de infecções”, afirma Pellini, ressaltando que a alimentação, rica em gordura e açúcar, também reflete na saúde íntima da mulher.

Segundo Pellini muitas mulheres sentem-se desconfortáveis com a própria umidade da vulva e da vagina. Essas secreções “corrimentos” são naturais do aparelho genital feminino. Porém a maioria das mulheres ainda faz o uso de sabão na área íntima, o que facilita a dissolução e remoção das defesas naturais, prejudicando o aparelho genital. “Muitas ainda desconhecem a importância da higiene específica na região intima O sabão em barra, por exemplo, apresenta um pH alcalino altamente agressivo a flora vaginal, o que prejudica o equilíbrio natural de defesa, alerta.

O especialista explica que o pH vaginal é ácido e que eles são produzidos pela ação dos bacilos de Doderlein. “Ele é responsável pela manutenção do pH ácido da vagina da mulher, o que evita o crescimento das bactérias existentes na flora vaginal. Por isso o uso de produtos como sabonete líquido que contenha ácido lático, específico para a região intima, é o mais indicado para ajudar a preservar o pH fisiológico ácido e manter a proteção natural da mucosa vaginal”, finaliza.

Vale ressaltar que o mais importante de tudo é que a mulher conheça melhor o seu corpo, em particular o genital, aceite suas diferenças e cuide da sua saúde de modo geral, acompanhando suas alterações ao longo da vida. E, sempre que tiver alguma dúvida, procure um médico especialista

Por Renata de Grande

0 comentários:

Postar um comentário